SILVA, Ingrid; TELES, Keillon Leo Alves; PORTILHO, Larissa Gabriela R.; SOUSA, Letycia Vasconcelos; NOVA, Mykauana Alves Villa; OLIVEIRA, Zenilda L. de. Bem-estar no trabalho: estratégias para melhorar a qualidade de vida na indústria de alimentos. Palmas: Rhia/Uft, 2024. 25 p.
Este caderno educativo é um instrumento pedagógico voltado para orientar equipes na indústria de alimentos, visando promover o bem-estar dos trabalhadores no ambiente laboral. Sua finalidade contribuir a melhoria da qualidade vida colaboradores. material foi produzido como produto disciplina Relações Humanas Indústria Alimentos (RHIA), do curso Engenharia Universidade Federal Tocantins.
Publicado em 28-05-24
SILVA, Wesley Pereira da; MACIEL, Erika da Silva; RIBEIRO, Daniele Bueno Godinho. Caderno de atividades físicas e exercícios físicos. Palmas: Ppgecs/Gepesal/Uft, 2024
Você sabia que o seu corpo precisa estar constantemente ativo? Que o seu corpo não pode ficar somente em descanso? A pessoa que não se exercita fisicamente pode desencadear problemas de saúde, pois um comportamento sedentário favorece o aumento de peso corporal, doenças do coração, diabetes tipo 2, depressão, ansiedade entre outras.
Publicado em 27-05-24
ARAÚJO, Isadora; NEVES JUNIOR, Ismael Barreto; SANTOS, Leidiene Ferreira; MACIEL, Erika da Silva. Educação sexual: o papel da família. Palmas: Uft/Proex/Ppgecs, 2023. 20 p.
Educação sexual não é sobre sexo. Refere-se a orientação sobre sexualidade, respeito, saúde, autoestima e consentimento, conhecimento do próprio corpo, direitos. A educação sexual acontece por meio de diálogos respeitosos, planejados e de forma adequada para a idade do bebê ou criança. Por meio da educação sexual é possível promover saúde, prevenindo doenças e violências, por isso esse assunto é tão importante para a segurança dos bebês.
Publicado em 27-05-24
NOGUEIRA, Amanda Carvalho; RODRIGUES, Ana Terra de Araújo; RIOS, Clay Marinângelo Miranda; MAYA, Pedro Henrique Essado; SOUZA, Renata Nogueira Duran Marquez de; ARAðJO, Rogério Lima. Caderno educativo - Promoção da saúde de pessoas surdas e com deficiência auditiva através do letramento em saúde no atendimento na UPA. Palmas: Uft/Gepesal, 2024. 30 p.
Esse material foi construído como produto da disciplina de Educação em Saúde, do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por alunos do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino na Amazônia Legal (GEPESAL). Visa facilitar o atendimento de pessoas surdas e com deficiência auditiva em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), apresentando alguns sinais em LIBRAS que podem auxiliar os profissionais de saúde durante o atendimento.
Publicado em 19-02-24
ARAUJO, Camila Pereira; OLIVEIRA, Isabela Pires de; SILVA, Joicy Silva e; SILVA, Marciel Brito de Oliveira; ARAðJO, Paulo Henrique Torres de; MARTINS, Glendara Aparecida de Sousa; MACIEL, Erika da Silva. Leite em pó e composto lácteo: você sabe a diferença?. Palmas: Uft, 2024. 29 p.
Este material foi elaborado como parte da avaliação da disciplina de Bioquímica nos cursos de bacharelado em Engenharia de Alimentos, Enfermagem e Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Seu propósito é ampliar o entendimento das diferenças, processos de fabricação e impactos na saúde entre o leite em pó e os compostos lácteos. Espera-se que este caderno possa contribuir com o conhecimento sobre esses produtos, fornecendo informações que auxiliem os consumidores na tomada de decisões mais
conscientes.
Publicado em 28-05-23
LIMA, Luan Pereira; QUARESMA, Fernando Rodrigues Peixoto; MACIEL, Erika da Silva. Cadernos educativos em prática de atividade física e alimentação saudável em comunidades quilombolas. Palmas: Uft/Proex, 2023. 20 p.
O presente material é oriundo da dissertação (Estudo descritivo sobre estilo de vida de crianças e adolescentes quilombolas e proposta de intervenção em Ensino em Saúde) do discente Luan Pereira Lima, realizada por meio do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Este trabalho faz parte do Projeto “Avaliação e acompanhamento dos fatores de risco para desenvolvimento de hipertensão arterial em crianças e adolescentes quilombolas”, iniciado em 2015, em comunidades quilombolas do Estado do Tocantins. O intuito do caderno é contribuir com a saúde e a qualidade de vida da comunidade. O material é destinado a cuidadores e educadores como forma de contribuir com a participação da comunidade no projeto.
Publicado em 15-05-23